BEM-VINDO AO NOSSO PEQUENO MUNDO

16-02-2024

 

Você sabia que o ambiente pode ajudar na saúde mental e física da criança?

Pois é! As cores, os objetos decorativos, a iluminação, a disposição de móveis e outros elementos em um ambiente, são capazes de despertar uma série de sensações, sejam elas boas ou ruins, e exercer influência na saúde física e mental das pessoas, principalmente das crianças, que devemos lembrar, estão em fase de desenvolvimento. 

O quarto deve ser sinônimo de aconchego e um local seguro para as atividades. Ele precisar ser o melhor lugar do mundo para elas!

Outro ponto importante para a saúde e para a fase de crescimento infantil é o sono, ele precisa ser de qualidade. O quarto deve ser um espaço para brincadeiras, estudo, leitura, mas principalmente pensado em oferecer um sono reparador. 

Por essas razões, é tão importante um projeto especializado e uma setorização de tarefas e atividades. 

Vamos dar algumas dicas práticas aqui:

Escolha das cores.

Em quartos infantis é comum o uso de cores para um ambiente mais alegre e divertido. Aqui a atenção é usar as cores de maneira harmoniosa para não ficar cansativo. Definir as cores de acordo com a idade e tons que respeitem o gosto da criança, para elas se sentirem a vontade no ambiente. 

Iluminação.

Luz natural é vida! Abra a janela e as cortinas e deixe ela entrar! 

Falando de luz artificial, sempre ter cuidado com os pontos que serão iluminados e usar luz neutra ou amarela que são mais aconchegantes. Ahhh! E na hora de dormir o ambiente tem que ficar escurinho para um soninho gostoso!

Organização

Sim! Esse item na verdade ajuda toda a família. Ambientes arrumados e organizados são muito mais gotosos de ficar. Aposte em marcenaria planejada e caixas organizadoras para guardar de tudo um pouco. 

As coisas de uso diário das crianças, preferencialmente devem estar guardadas, mas com fácil acesso para elas. E não podemos esquecer de tempos em tempos fazer uma limpeza e doar itens que não são mais usados, assim liberamos espaço para as coisas novas e ajudamos também outros pequenos. 

 

E aí? Qual sensação você quer que o quarto desperte no seu filho?

Pense nisso!

 

Ana Oliveira 

Designer de Interiores, Publicitária e Empreendedora. Co-fundadora do Pequeno Mundo.